Petrobrás e as Privatizações

O curso tem como objetivo apresentar criticamente um panorama da história da história da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás e do processo de desconstrução da estatal. A Petrobrás é o maior projeto nacional, criada a partir de uma visão estratégica e nacionalista. Foi o grande motor do desenvolvimento nacional por décadas. 

Paulo César Ribeiro Lima

Graças à Petrobrás, o setor petrolífero nacional chegou a representar 13% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil. No entanto, esse grande projeto nacional está sendo destruído por uma visão liberal que não mais existe no mundo. Serão analisados o passado, o presente e o futuro do setor petrolífero nacional, o papel estratégico da Petrobrás e do próprio Estado brasileiro.

Sobre o Professor

Paulo César Ribeiro Lima

Foi funcionário do Banco do Brasil e servidor do Banco Central. Depois de se formar em engenharia, na Universidade Federal de Minas Gerais, foi aprovado em concurso da Petrobrás, onde trabalhou por cerca de 16 anos. Por ter sido o primeiro colocado, escolheu o Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), onde trabalhou no desenvolvimento de tecnologias para exploração e produção de petróleo em águas profundas. Fez mestrado em engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado na Universidade de Cranfield na Inglaterra. Sua tese de doutorado foi premiada como a melhor tese da Escola de Engenharia. Também foi professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE e do Instituto de Ensino Superior Planalto. Em 2002, fez concurso para Consultor Legislativo do Senado e da Câmara dos Deputados para a Área de Economia-Minas e Energia; foi aprovado em ambos. Ao longo dos seus 15 anos de trabalho como Consultor Legislativo, participou ativamente do processo legislativo no Congresso Nacional, com destaque para os novos marcos legais do Pré-Sal, dos royalties para a educação e saúde, dos biocombustíveis, do setor elétrico e do setor mineral. Depois de 38 anos de trabalho formal, aposentou-se no dia 30 de abril de 2018. Atualmente, presta assessoramento a empresas, organizações e Parlamentares.

1 Curso

Não Inscrito
Entre para visualizar

Curso Inclui

  • 10 Aulas
  • 100% online, faça no seu ritmo
  • Acesso completo
  • Certificado de conclusão